terça-feira, 12 de agosto de 2008

Só pensando um pouquinho...




“Como a gente se perde! A linguagem que o meu sangue entende - é esta. A comida que o meu estômago deseja - é esta. O chão que os meus pés sabem pisar - é este. E, contudo, eu não sou já daqui. Pareço uma destas árvores que se transplantam, que têm má saúde no país novo, mas que morrem se voltam à terra natal.”

Miguel Torga


Às vezes me sinto despatriada, sem casa, sem lugar, me sinto no meio do caminho sem saber pra onde voltar. Em Israel muita coisa se parece com o Brasil. Aqui tem uma diversidade cultural incrível! Tem gente de todo o mundo, que dá uma mistura legal! Respira-se religiosidade o tempo todo. Os lugares estão impregnados de história, de passado rico, triste, emocionante. Paralelo a todo este cenário, vemos o tempo todo gente armada e achamos tudo absolutamente normal, afinal, aqui segurança é prioridade. Mas não sinto nenhum clima de guerra, de perigo ou hostilidade, pelo contrário, me sinto muito mais segura aqui do que no Rio de Janeiro....

Depois que saí do Brasil, fiquei mais intolerante com certas coisas que acontecem no nosso país.
Aqui não é perfeito, assim como em nenhum lugar do mundo, mas quando a gente sai do país, não pra passear, a gente começa a redimensionar nossos problemas sociais. Não existe país como o Brasil em relação a diversidade e intensidade de belezas naturais e do povo maravilhoso, mas por outro lado percebo com muito mais clareza o quanto estamos no fundo do poço em relação a violência, a pobreza a tantas coisas negativas... fico muito triste, pois estou tendo a oportunidade de comparação, e vejo o quanto eu gostaria de viver no meu país com a segurança que temos aqui... infelizmente não temos tudo... infelizmente!

Kiss! Lehitraot!

Nenhum comentário: