segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Voltamos a terrinha!

Estamos de volta! Sinto que preciso de mais uma semana de folga pra descansar das andanças.
Bem, farei um resumão do que foram esses 8 dias de viagem.
Andamos e muito! Posso afirmar que aproveitamos todos minutos que tínhamos.
Saímos de Israel ainda de madrugada, chegando pela manhã na Croácia. São 3h de vôo, e ainda contamos com a vantagem do fuso horário ser de menos 1 hora lá. Aportamos na belíssima Dubrovnik. Gratíssima surpresa! Cidade agradável e com o mar Adriático resplandecente! A moeda local (kuna), está equivalendo 1 real para 3 kunas, ou seja, estávamos com uma certa vantagem financeira, tanto que caímos na besteira de comprar duas lindíssimas colchas para cama, duas toalhas e quatro pares de tênis. Digo besteira pois estávamos apenas no início da viagem e toda essa bagagem extra nos acompanhou o restante dos dias que se seguiram.
Em Dubrovnik. Passeamos pela cidade velha que é circundada por uma muralha medieval, mergulhamos no Adriático em duas praias, uma delas se chamava Copacabana, lógico que tínhamos que ir conferir, mas nada parecido com a Copa carioca. Nas praias de Dubrovnik não existe areia, só pedras e pedrinhas branquinhas, por isso a aquisição dos tênis, eles são específicos para este tipo de praia.

Depois pegamos um ônibus direto pra Trieste, Itália. De lá seguimos de trem pra Veneza, dormimos duas noites lá, passeamos pelas ilhotas de Murano, onde fabricam esculturas e objetos de decoração de vidro e Burano, onde as casas são todas coloridinhas e fabricam toalhas e paninhos bordados, vale a pena, maravilhosas!

Depois fomos pra Florença, ficamos duas noites também. De lá fizemos Pisa, onde fica a torre... rs! E Lucca, maravilhosa! A cidade é rodeada por uma muralha medieval, é uma cidadezinha, mas super movimentada, cheia de lojas estilosas. Passeamos também por Florença, visitamos os principais museus, amei o David de Michelangelo e outras esculturas, principalmente as inacabadas. Mas a cidade de Florença está bem suja e cheia de camelôs, isso não me causou uma boa impressão. Tem muito marroquino, árabe, angolanos e travecos brasileiros.A gente chegou em Florença anoitecendo, e a cidade tem um clima fechado, prédios escuros, construção pesada de anos e anos atrás.

Por fim, passamos uma noite em Verona, ahhhhhhhhhh Verona!!!! Amei!!!! Linda, linda, linda!!! Vimos o anfiteatro romano, o castel vecchio, a casa de Julieta, com direito a subir na sacada e o coliseu, que me decepcionou um pouco, pois como está em perfeito funcionamento, tem shows e eventos em geral, está com muita intervenção dos dias atuais, como cadeiras nos locais onde não existe mais a arquibancada original, o que tirou um pouco da singularidade do local. A capacidade é pra 20 mil pessoas.

A Europa está muito quente e como esses passeios são praticamente todos feitos a pé, cansa muito. Também está tudo muito lotado, muito turista... O que nos informaram é que o melhor período é em final de setembro, começo de outubro, pois já está refrescando e não está tão lotado. Não pega o frio intenso, nem o calor. O meio termo sempre é melhor.

Detalhes interessantes:
Tanto na Croácia quanto na Itália, pode-se beber água a vontade nas várias fontes espalhadas pela cidade, todas potáveis.
Ir no verão é ter a certeza de ter que conviver com o mau cheiro do povo. Europeu não gosta de banho e a inhaca é forte!
Nota zero pra educação e gentileza na Europa.
A verdadeira pizza marguerita não tem rodelas de tomate nem manjericão.
A melhor pizza não está na Itália, mas sim no Brasil.
Serviço público e ser humano é igual em qualquer lugar do mundo.
Por fim, presenciamos uma cena surreal em um trem, indo de Florença pra Pisa. Um pedinte, parecia marroquinho, passando de cadeira em cadeira, deixou um bilhetinho em que dizia que não tinha trabalho, etc. Detalhe especial é que o texto estava escrito de um lado em Italiano e do outro em inglês! Isso sim é primeiro mundo!